Nós tivemos a honra de entrevista dois dos integrantes do site mais conhecido sobre a série Resident Evil, o REVIL. Com isso, a entrevista do REVIL, será dividida em duas partes, correspondentes a Yuna e ao Ceraldi, que nos concederam está entrevista. Abaixo, confiram as respostas do Ceraldi.
#1 - Bem, para o REVIL ser criado, é óbvio que vocês teriam de conhecer a
série Resident Evil, então, como vocês conheceram a série ?
série Resident Evil, então, como vocês conheceram a série ?
Eu conheci no comecinho de 1997 se não me engano, tinha um Nintendo 64 e vivia fazendo troca com um amigo, que me emprestava o PS1 dele e eu emprestava meu N64. Teve uma vez que ele me emprestou o PS1 e um dos jogos foi Resident Evil 1, que eu via a galera falando direto e me interessei, pois sempre gostei de filmes de zumbis - especialmente os mais toscos. Fiquei alguns dias com o PS1 e fiquei completamente maluco com o RE1, lembro de ter começado a jogar do save do meu amigo, cenário da Jill na parte da Guardhouse, achei tudo sensacional, me senti dentro de um dos filmes que eu tanto adorava. Acabei começando um novo jogo com a Jill mesmo, e ao jogá-lo desde o começo fiquei ainda mais maravilhado por ele, acabei tendo que devolver o video game alguns dias depois, mas, pra poder jogar RE1, acabei até começando a trabalhar, pra ter condições de comprar um PS1.
#2 - O REVIL é um site que já tem 13 anos de história, então, poderiam nos
dizer como foi que o REVIL surgiu ? Foi Algo esperado ?
Bom, quem o criou foi o Ricardo Andretto - ThE cRaZy, que tinha um blog/site de Resident Evil e Final Fantasy, e com o passar do tempo acabou ficando só com o conteúdo de RE, dando origem ao REVIL.
#3 - Resident Evil, de fato, é uma série que está conquistando fãs e mais
fãs, então, o que vocês esperam sobre o futuro da série ?
#3 - Resident Evil, de fato, é uma série que está conquistando fãs e mais
fãs, então, o que vocês esperam sobre o futuro da série ?
Vejo a série entrando em um momento de reformulação, onde novos protagonistas como Piers , Sherry e Jake estão sendo inseridos na série, para que daqui algum tempo, possam assumir o papel de personagens principais da série no lugar de Chris, Jill e Leon, que estão ficando velhos e hora ou outra, acabarão deixando o campo de batalha. Acho isso interessante, pois traz um lado todo humano pros personagens, que começaram jovens, foram amadurecendo, e agora estão chegando em um ponto em que precisam passar a batuta para outros mais jovens, algo bem natural.
#4 - Qual é o personagem preferido de vocês da série em jogos de Resident
Evil ?
#4 - Qual é o personagem preferido de vocês da série em jogos de Resident
Evil ?
Jill, afinal, foi com ela que tive meu primeiro contato com a série, e foi jogando com ela que tomei gosto de verdade pela coisa, mas gosto de muitos outros personagens, um que não é bem um personagem e sim um monstro, mas que eu sempre achei extramemwnte interessante é o Tyrant e as suas mais variadas versões.
#5 - O que acham dos filmes da série serem totalmente distintos dos jogos ?
É complicado, inclusive a algumas semanas respondi uma entrevista pra um blog em que falei bastante a respeito disso. Basicamente, enxergo a franquia de filmes como algo totalmente destinto da série de games. São filmes de ficção/científica com zumbis que levam o nome RE, nada mais que isso, pois não tem, nem de perto a "alma" da série de games, especialmente pelo foco exagerado que é dado em cima de Alice e mostrar como ela é foda e mimimi. Embora ache o primeiro filme muito bom, a franquia de filmes se perdeu a partir do momento em que os produtores deixaram de usar referências sutis a série de games, e começaram a enfiar personagens e misturar um monte de elementos da história do jogo, com um roteiro fraco, previsível e totalmente sem profundidade que é colocado nos filmes.
#6 - Qual personagem dos filmes de RE é o favorito de vocês ? Por que ?
Gosto do Carlos, porque ao contrário dos jogos, ele tem comportamento de um mercenário de verdade. No jogo, vejo ele como um moleque que acabou de sair das fraldas e que fica stalkeando a Jill pra poder pagar de herói e ajudá-la em alguns momentos, ele não tem atitude de mercenário, não tem cara de mercenário e não convence como tal, já nos filmes vejo ele totalmente diferente, ele é o tipo de cara que pula de galho em galho para garantir o sua sobrevivência e o melhor para si, algo que é bem típico de um mercenário.
#7 - Ambas as histórias de Resident Evil agradam muita gente, mais é claro,
todos tem preferência. Por isso, o que vocês mais preferem, a série em
filmes ou em jogos ?
todos tem preferência. Por isso, o que vocês mais preferem, a série em
filmes ou em jogos ?
Sem dúvida os jogos, porque nos filmes - exceto o primeiro, pra mim a história simplesmente inexiste Vejo um amontoado de personagens, monstros, explosões e cenas com efeitos especiais que só fazem endeusar uma personagem em detrimento da história. Já os jogos, mesmo com os inúmeros furos de roteiro, tem uma lógica, uma evolução natural e gradativa, desde os incidentes virais que foram crescendo e agora se transformaram em bio-terrorismo em escala global, até os personagens que acompanharam basicamente essa mesma evolução. Há mais nexo, mais sentido, e acima de tudo mais atenção para o enredo e a história que está sendo contada.
#8 - O REVIL é um site de muito prestígio. E sou muito fã do
trabalho de vocês, assim como muitas pessoas também. Inclusive, o REVIL foi
o motivdor para a criação do Residevil. Um site como o REVIL, com 13 anos
de vida não é para qualquer um. Então, queremos saber: como é cuidar de um
site tão famoso e conhecido por todos, não só no Brasil mais também no
exterior ?
#8 - O REVIL é um site de muito prestígio. E sou muito fã do
trabalho de vocês, assim como muitas pessoas também. Inclusive, o REVIL foi
o motivdor para a criação do Residevil. Um site como o REVIL, com 13 anos
de vida não é para qualquer um. Então, queremos saber: como é cuidar de um
site tão famoso e conhecido por todos, não só no Brasil mais também no
exterior ?
É ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade, e um prazer na mesma proporção. O REVIL acaba sendo parte do meu dia-a-dia, assim como meu trabalho, ou qualquer outra atividade diária. Todos os dias, milhares de pessoas vão até o site buscando por notícias, detonados, dicas artigos... isso tudo dá muito trabalho para ser feito, mas ao mesmo tempo, escrever algo que você sabe que vai ajudar a galera a entender determinado assunto, ou até mesmo o simples trabalho de escrever notícias e saber que boa parte dos fãs de RE ficam sabendo delas através do REVIL, traz uma satisfação imensa, em saber que é por conta do esforço e do trabalho da equipe que o REVIL está onde está e que vem crescendo cada vez mais.
#9 - Qual é a opinião de vocês sobre a série Resident Evil em si ?
#9 - Qual é a opinião de vocês sobre a série Resident Evil em si ?
Muita gente reclama dos rumos que a série tomou nos últimos anos, por conta da ação, mas, é o mundo em que vivemos. Se RE tivesse mantido aquele estilo que era visto nos jogos de PS1, hoje provavelmente seria uma série esquecida no tempo, ou então lutando contra sua própria essência - que é o caso de Silent Hill, por exemplo. Resident Evil evoluiu, acompanhou algumas das tendências do mercado de games, trouxe uma série de outras tendências importantes, mas acima de tudo, ainda mantém traços importantes para a identidade da série, mesmo hoje, sendo um jogo muito mais voltado para a ação do que para o Survival Horror.
#10 - O que vocês acharam de Resident Evil 6 ? O que esperar do sexto game da franquia que está sendo tão esperado ?
#10 - O que vocês acharam de Resident Evil 6 ? O que esperar do sexto game da franquia que está sendo tão esperado ?
Creio que estejamos prestes a colocar as mãos em um título que entrará para a história da série. Vejo uma grande preocupação com a história do jogo, com ligações ao passado, mistérios, reviravoltas e uma série de outros elementos que ao meu ver, tornam RE6 potencialmente um dos melhores títulos da série. Não sei se ele vai superar RE5, por exemplo, mas acho que tem potencial pra isso, e que pode facilmente se tornar um dos 3 melhores REs.
#11 - Qual jogo da série é o favorito de vocês ? E por que ?
São dois, RE2 e RE: Remake. RE2 pra mim é o jogo que traz a mais perfeita harmonia entre terror, ação, suspense e reviravoltas. O lance dos dois cenários que se completam, a história de William Birkin que pra mim é uma das mais sensacionais de toda a franquia... enfim, eu poderia passar a noite falando dos pontos positivos de RE2. RE: Remake está ao lado de RE2 entre os preferidos, porque cara... o jogo é lindo, em aspectos técnicos ele é perfeito, gráficos, sons, texturas, jogabilidade... além disso, pegou RE1 que já era um jogasso, e tornou sua história ainda mais bacana, aparando algumas arestas (mas infelizmente deixando algumas pontas soltas), introduzindo alguns pontos importantes e apresentando a história trágica da família Trevor, que além de tudo, nos fez conhecer um pouco mais sobre a mente de Ozwell Spencer.
#12 - Bem, vamos a ultima pergunta, já de prache aqui no Residevil. O que o
trabalho com o mundo Resident Evil proporcionou a vocês ?
Acho que o básico foi ter me feito conhecer melhor a série, afinal, a cada novo artigo para o site, a cada resposta no fórum ou no email, a cada novo perfil da Wiki, acabo por descobrir algo novo ou passo a entender melhor certos pontos, graças as pesquisas necessárias para gerar esse tipo de conteúdo. Também acabei conhecendo algumas pessoas muito bacanas - algumas a quem até chamo de amigos, e por fim, me ajudou até a arrumar um novo e melhor emprego, já que o trabalho que desenvolvo no REVIL chamou muito a atenção do dono da agência onde trabalho hoje, e segundo ele mesmo, a forma pró-ativa e constante com a qual eu atuo no site, foram determinantes para ele ter escolhido a mim para integrar a equipe de trabalho,[Risos].
Agradeço muito ao REVIL por ter aceitado a participar desta entrevista maravilhosa, e também agradeço ao Ceraldi que teve a paciência de responder para nós. Muito obrigado a todos da equipe REVIL, e desejo muito sucesso a está equipe que faz um trabalho glorioso. Valeu Ceraldi. Não percam, em breve, entrevista com mais uma integrante do REVIL, a Yuna.
Hytallo
Hytallo
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon