
#1 - Bem, como você conheceu a série Resident Evil ?
Foi em junho de 1996, o jogo tinha acabado de sair e eu estava meio desencanado de video games na época. Viajei para Uberaba, no interior de Minas, e lá comecei a passar algum tempo em uma locadora perto de casa, com uns amigos da rua. Eles então combinaram de juntar uma grana e pagar várias horas em sequência para chegar longe em um "jogo novo de matar zumbis". Era o primeiro Resident Evil, joguei por vários dias seguidos durante essa viagem e, assim que voltei para casa, juntei minhas economias e comprei um PlayStation com o primeiro RE.
#2 - Você já passou algum sufoco,susto,desespero jogando Resident Evil ?
O maior sufoco que a série me proporcionou, na verdade, foi por causa dos meus sites[Risos]. Principalmente quando tem eventos, não é nada fácil conciliar site, trabalho, vida pessoal e todas as obrigações com a avalanche de informações que acaba saindo. A recente E3 2012 foi um exemplo de loucura desse tipo, em que eu estava trabalhando em dois sites ao mesmo tempo com informação que não parava de sair. Foram dias de dormir pouco e escrever sem parar.
#3 - A demo de Resident Evil 6 foi lançada no começo deste mês, então, queremos saber se você jogou, e se jogou, o que tem a nos dizer sobre o
game ? O que achou das novas jogabilidades, enfim.
Confesso que fiquei bastante decepcionado com a demo, principalmente no que toca a questão gráfica. Todo aquele screen tearing e a baixa resolução nas texturas dos personagens são indicações de um trabalho mal acabado por parte da Capcom, e são problemas básicos demais para se encaixarem na velha história de "isso é apenas uma demo". É erro de principiante, algo que eu não esperava ver num Resident Evil. De forma geral, espero um jogaço, bem interessante, mas não melhor que Resident Evil 5.
#4 - Qual é o seu personagem preferido da série em jogos de RE ? Por que ?
Billy Coen, por ser um dos poucos que tem uma história com começo, meio e fim. Por mais que as pessoas achem que ele tem que voltar, eu acho que ele está bem como está. Cumpriu o seu papel, teve uma personalidade bem explorada e seguiu o seu caminho, assim como os outros.
#5 - E qual é seu pergonagem favorito da série em filmes de RE ? Por que ?
Não tenho um personagem preferido da série de filmes, mas de todos ali, o que eu mais tolero é o JD, talvez por ser o único que traz algo de realmente novo ou diferente do que estamos acostumados a ver nos games. Também prefiroo Carlos Oliveira dos filmes, com uma aparência e comportamento muito mais condizentes com a de um mercenário do que aquele moleque dos jogos. Mesmo assim, a deturpação do personagem em todos os outros aspectos não me deixa gostar totalmente dele.
#6 - O que você mas prefere, Resident Evil em filmes, ou em jogos ? E porque ?
Jogos, sem dúvida alguma. A imersão que a gente tem na hora que tá com o controle na mão, prestes a enfrentar um inimigo poderoso com pouca vida e munição não se compara com a experiência dos filmes, principalmente os do Paul Anderson, que foram criados para um público com gostos e atitude bem diferentes dos meus. Não fico impressionado com mulheres gostosas, armas gigantescas e cenas de ação em câmera lenta. Me impressiono com boas histórias, personagens cativantes e mistérios interessantes.
#7 - O que você espera de Resident Evil 5: Retribuição ?
Muito mais do mesmo. Um filme com escala maior, com mais cenas de ação, mais explosões e mais efeitos especiais, algo visualmente impressionante mas extremamente vazio. Uma trama rasa, personagens insossos e mais desrespeito aos games.
#8 - O que você acha sobre Resident Evil: Damnation(Resident Evil:Condenação) ?
Estou esperando ansiosamente a nova animação, mas não estou tão empolgado quanto fiquei antes do lançamento de Degeneração. Talvez o primeiro filme tenha aquele fator de novidade que falta nesse, ainda assim, acho que vai ser uma boa experiência. Espero ver conexões com Resident Evil 6 apesar de, no fundo, saber que isso não vai acontecer de forma profunda.
#9 - O que você acha sobre a série Resident Evil em si ?
Acho que qualquer franquia que se sustente por mais de 15 anos com lançamentos praticamente anuais merece o meu respeito. Não diria que um Resident Evil é meu jogo preferido (Red Dead Redemption ocupa esse posto), mas é, de longe, a série que eu mais joguei na minha vida. A franquia também acabou se transformando em um hobby e, mais tarde, em meu segundo "emprego". É o assunto que eu mais gosto de escrever, é o tema que eu mais gosto de ler e é uma parte muito importante da minha vida.
#10 - Vamos a ultima pergunta. Há algo que a série lhe ensinou, algo
importante que você leva como sua filosofia de vida ?
Não diria algo da série em si, mas muito do que aprendi da minha profissão, foi por causa de todo esse tempo fazendo sites de Resident Evil. Lá se vão mais de dez anos de participação em páginas do tipo e eu já escrevia sobre a série muito antes de pensar em ser jornalista. Foi com os meus sites que eu continuei afiado na escrita enquanto estava desempregado, é no SAC que eu aplico as minhas maluquices e testo ideias e maneiras diferentes de fazer as coisas que, mais tarde, acabam se transformando em algo grande e me ajudam na minha profissão.
Felipe Demartini realmente agradeço por está entrevista, agora sinto na pele o que é cuidar de um site, mais gosto desse meio, sempre gostei, e confesso: que com está entrevista, fiquei mais motivado a continuar com o Residevil. Desejo muito sucesso para você, para o Resident Evil SAC, admiro muito seu trabalho e aprendi muitas coisas com você. Continue com seu trabalho digno, honesto e original que você conquistará tudo que deseja na vida. Mais uma vez, obrigado, por tudo; principalmente pelo espaço que você está proporcionando a mim. Obrigado e um abraço !
Hytallo
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon