Entrevista com o blogueiro Italo Oliveira

O Residevil está dando continuidade ao "Quadro de Entrevistas" do site, e desta vez, iremos entrevistar o Italo Oliveira

Para quem não o conhece, o Italo é um grande fã (ou em suas palavras, apreciador) da série, tendo coleções (ainda em andamento) dos jogos da franquia. O rapaz tem 27 anos, é Arte-Educador, mas ele atua como Artista Visual.

Italo já contribuiu para muitos sites de Resident Evil, com artigos e muitas curiosidades que rondam a franquia de jogos e de filmes. Seu personagem preferido é o Leon. Confira mais coisas sobre ele na entrevista completa:

#1 - Como você conheceu a série Resident Evil? 
Conheci a série no ano de seu lançamento. Frequentava uma locadora e um dia chegou o jogo. Lembro que fiquei impressionado com aquela abertura em live action, e isso inclusive me fazia pesquisar nas locadoras de home vídeo sobre o suposto filme de Resident Evil (risos). Outra coisa que me marcou foi o primeiro zumbi. Morria de medo.

#2 - O que você acha sobre a comunidade Resident Evil aqui no Brasil?
Acho que a comunidade de Resident Evil tem muito a crescer. Na verdade, um dos grandes problemas consiste em rivalidades entre fansites. Algumas pessoas acreditam que, por gerenciar páginas, são os conhecedores supremos da série. Falta humildade. 

#3 - Em sua opinião, o reboot em Resident Evil seria uma saída da Capcom para corrigir os erros no enredo ou só um plano de marketing?
Reboot nem pensar. Isso seria um tiro no pé. Sim, seria apenas marketing.

#4 - Em relação ao reboot, você acharia propício um recomeço nessa altura do campeonato? Independente da resposta, você gostaria ou não que um reboot acontecesse?
Não acredito que haverá um reboot e nem quero que isso aconteça. A Capcom tem um universo rico e fértil, é só saber como conduzir. 

#5 - Resident Evil possui erros na cronologia, isso já não é surpresa para ninguém,  então, na sua opinião, o que esses erros significam para a comunidade RE?
Errar é comum do ser humano. Não acredito que a comunidade de RE deve se apegar aos erros e sim aos acertos. Procurar maneiras de mostrar para a Capcom o caminho que se deve seguir e não procurar rebaixar a série por um erro ou outro comum em um jogo do porte de Resident Evil.

#6 - Continuando em erros na cronologia. Há pontos na história que entram em controvérsias, como por exemplo, a forma como Ada morreu nos episódios de Resident Evil 2, contradição no Wesker’s Report para com a história, enfim. O que você acha desses erros graves que a série possui? O que a Capcom deveria fazer para resolver mais pontos falhos além do Darkside Chronicles?
Olha, primeiramente eu sempre acreditei que o cenário oficial do Resident Evil 2 era Leon A e Claire B, embora preferisse o contrário. Vamos aos indícios, primeiro o disco 1 é do Leon e o 2 da Claire, isso não era para ser um fato, mas induz o jogador em sua primeira experiência com o game de iniciar com Leon A (isso ocorreu comigo); Segundo, na versão Dual Shock, no extra Extreme Battle, uma das bombas da Claire está em um local acessível apenas no cenário B; No epilogo da Sherry em Resident Evil 3 não menciona o fato dela ter sido infectada; Já no epilogo da Ada, ela menciona uma ferida em seu abdômen e associam ao golpe de Mr. X, mas se reparar bem verá que é um corte e poderia ter sido feito por William no bonde; Os livros de S. D. Perry narra Leon A e Claire B. Acredito que ela deve ter recebido alguma informação da Capcom; No lançamento do controverso Wesker’s Report, ele narra os eventos de Leon A e Claire B; No guia de armas de Resident Evil 4 narra que a arma de Leon foi fabricada pelo irmão de Kendo, como reconhecimento por ele ter sido o último homem a ver seu irmão vivo, entretanto, após Resident Evil 4, a Capcom parou de remar contra a maré e cedeu a pressão dos fãs, que em sua maioria preferia Claire A e Leon B (eu me incluo nisso) e então a empresa está tentando consertar isso, seja com os Chronicles ou com a presença de Sherry, com os efeitos da infecção, em Resident Evil 6. E se alguém está se perguntando como Ada sobreviveria a queda no laboratório, Resident Evil 4 responde, a arma de guincho pode ter sido usada, mas, com o advento dos Chronicles, a arma em questão ganhou outra origem. Talvez algumas dessas “evidências” sejam questionáveis, mas estão aí. Como disse anteriormente, não são os erros que importa e sim os acertos. A Capcom pode “corrigir” com files ou games alternativos como os Chronicles para preencher lacunas enquanto foca a série principal em novos eventos.

#7 - Dizem que o roteirista responsável pelo Wesker’s Report estava embriagado quando estava fazendo alguns pontos para o documento. Você acredita que isso tenha realmente acontecido? Você acha que mesmo que isso tenha ocorrido, erros tamanhos na história poderiam ser perdoados? Independente da resposta diga o que você acha sobre.
Acho que isso é mito, o roteirista não faz uma obra só. O material em questão passou por revisão, equipe de animação e uma direção. Uma empresa do porte da Capcom teria vetado algum assim. Ou até o próprio roteirista poderia reconhecer que não estava sóbrio no momento e refazer. Não acredito nessa história e nem chego a considerar isso.

#8 - Qual o seu personagem masculino e feminino preferido da série? Por que você gosta deles?
Leon e Claire devido ao Resident Evil 2. Ao contrário dos personagens do Resident Evil original que eram da “tropa de elite” da RPD, eles eram pessoas normais. Claire motoqueira e Leon em seu primeiro dia de serviço. Acho que a química de ambos funcionou bem e eles são, pra mim, os personagens que melhor representa a série.

#9 - Qual o seu game preferido da franquia?
Resident Evil 2, porque a experiência de jogar em duas história que se entrelaçam e se completa foi uma experiência incrível. Todo o cenário, personagens, inimigos... Resident Evil 2 é um jogo acima de qualquer outro na franquia. E sim, eu não quero um remake desse jogo (risos).

#10 - O epílogo de Ada Wong deixa claro que ela havia morrido protegendo o homem que amava e a cicatriz lembraria a espiã para sempre da mulher que ela havia fingido ser durante o incidente de Raccoon City. O problema é que, essas informações existem apenas na versão japonesa do game. O que acha sobre isso?
Então, já falei um pouco acima. Acho que esse trecho pode ter sido removido devido à interpretação controversa dos jogadores japoneses com o que a empresa realmente queria mostrar. Talvez, porque esse fosse o único indício de Claire A e Leon B que poderíamos ter te a Capcom realmente tivesse interesse em seguir com Leon A e Claire B.

#11 - Você já trabalhou ou trabalha com assuntos voltados à série?
Tenho o meu próprio blog, o Café Expresso, onde faço análises e artigos de diversos assuntos, inclusive da série Resident Evil. Já colaborei com artigos para sites de Resident Evil. Já usei material sobre Resident Evil em um curso que ministrei cuja temática era “Zumbi nos gêneros cinematográficos” e já participei de projetos de audiovisual que se inspiravam em Resident Evil, me refiro aos curtas-metragens Necrópole I e II que estão disponível no youtube. 

#12 - O que achou dos últimos lançamentos de Resident Evil?
Acredito que a série está sem rumo, sem saber quem agradar e como agradar. Isso parece ter fico claro em Resident Evil 6, Operation Raccoon City e, no acerto, Revelations.

#13 - O que você espera de Resident Evil: Revelations 2?
Espero que a Capcom tenha aprendido com os erros do passado. Que construa uma trama consistente, mas não se esqueça da jogabilidade, afinal, estamos falando de um jogo.  Entretanto, os retornos de Claire e Barry não me animaram muito, mas espero ser surpreendido.

#14 - O que você acha dos filmes da série de Paul W. S. Anderson?
Acho filmes bem bacanas. São bons passatempos. Gosto muito do Hospede Maldito e Recomeço tem lá seus momentos, principalmente em 3D. Todavia, a série cinematográfica é fraca em sua consistência, mas tem uma protagonista carismática. A direção consegue sustentar com ação o roteiro inconsistente.

#15 - O que você considera mais importante na série, no geral?
A ambientação. Gosto da variedade de cenários. Ora estou jogando em um deserto, ora estou em meio às geleiras. Os inimigos também me agradam bastante, sou fã de zumbis como armas biológicas.

#16 - O que Resident Evil significa para você?
Resident Evil é uma das minhas paixões. É a minha série de jogos favorita. Cresci jogando Resident Evil e por sorte conheci a série em seu lançamento e acompanho até hoje. Acredito em um futuro melhor para a série. Acredito que a série ainda terá outro boom, como ocorreu com Resident Evil 4, que foi um sucesso de críticas e público. Não sei como seria minha vida se não fosse um jogador de Resident Evil.

O Residevil teve um imenso prazer de entrevistar o Italo Oliveira, um grande fã de Resident Evil que contribui não só a ele mesmo mas, uma imensidão de outros fãs.

Hoje, dia 15 de Janeiro, é o aniversário do nosso amigo, então, isso aqui não é grande coisa, mas eu e toda à equipe Residevil desejamos um grande e imenso PARABÉNS! 

Obrigado Italo Oliveira.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »